Sob a perspectiva da música que um coro produz, o canto coral baseia suas atividades na execução de peças musicais escritas especialmente para coro ou arranjos para coro de canções folclóricas e populares. Com ou sem acompanhamento instrumental.
Na idade média o canto coral era uma atividade reservada aos homens, portanto, os compositores arranjavam sua peças no formato TBBx (tenor - barítono - baixo), com o advento da Reforma Protestante as mulheres começaram a participar do canto coral e os compositores se adaptaram no sentido de escrever no formato SATB (Soprano, Alto ou Contralto, Tenor e Baixo), embora os corais luteranos sejam arranjos com variações melódicas de algum cantochão original do período da idade média. Todos os grandes compositores escreveram para coro e o canto coral teve seu período áureo sob os compositores Giovanni da Palestrina e Johann Sebastian Bach.
Um arranjo para coro tem a característica fundamental de um Arranjo Musical, e o Piano serve como o instrumento chave para o acompanhamento, quando necessário, aonde as quatro vozes do coro são representadas igualmente na partitura deste instrumento musical.
As canções populares e folclóricas se adaptam muito bem ao canto coral e seus arranjadores, não raro, tem o status de co-autores da canção.
estilo "a cappella"
No estilo "A cappella" ((em italiano)), um grupo canta sem acompanhamento de instrumentos. Cada naipe executa uma parcela da harmonia da canção: um deles pode ser responsável pela melodia de cada frase musical enquanto os outros fazem o acompanhamento; ou a linha melódica se desenvolve no próprio arranjo harmônico das quatro vozes que se intercalam ou revezam a parte da linha melódica.
estilo antifonal
Tradicionalmente, o estilo antifonal é em geral cantado durante uma missa quando dois coros cantam versos com um refrão, alternadamente, durante a leitura dos Salmos.
O conjunto de rock progressivo, Pink Floyd, apresentou com o trabalho operístico de Roger Waters, The Wall, o estilo responsorial em várias composições. Na música Another Brick in the Wall, Part II, por exemplo, o cantor solista canta o verso e noutro verso o coro infantil entra com a resposta. O verso do coro infantil é, melodicamente, o mesmo que o verso do cantor solista, fazendo a forma da música ser estrófica, mas a intercalação do coro ainda estabelece o estilo responsorial.
Basicamente, a técnica respiratória para o canto se sustenta no apoio diafragmático para a emissão da voz e na respiração diafragmática-intercostal, muito embora no Oriente se apresentem técnicas respiratórias bastante diversas e de igual eficácia. Além das técnicas relativas a respiração, emissão, projeção, articulação e dicção o Canto Coral também se utiliza de técnicas de relaxamento físico e psíquico.
Basicamente, a técnica respiratória para o canto se sustenta no apoio diafragmático para a emissão da voz e na respiração diafragmática-intercostal, muito embora no Oriente se apresentem técnicas respiratórias bastante diversas e de igual eficácia. Além das técnicas relativas a respiração, emissão, projeção, articulação e dicção o Canto Coral também se utiliza de técnicas de relaxamento físico e psíquico.
Na idade média o canto coral era uma atividade reservada aos homens, portanto, os compositores arranjavam sua peças no formato TBBx (tenor - barítono - baixo), com o advento da Reforma Protestante as mulheres começaram a participar do canto coral e os compositores se adaptaram no sentido de escrever no formato SATB (Soprano, Alto ou Contralto, Tenor e Baixo), embora os corais luteranos sejam arranjos com variações melódicas de algum cantochão original do período da idade média. Todos os grandes compositores escreveram para coro e o canto coral teve seu período áureo sob os compositores Giovanni da Palestrina e Johann Sebastian Bach.
Um arranjo para coro tem a característica fundamental de um Arranjo Musical, e o Piano serve como o instrumento chave para o acompanhamento, quando necessário, aonde as quatro vozes do coro são representadas igualmente na partitura deste instrumento musical.
As canções populares e folclóricas se adaptam muito bem ao canto coral e seus arranjadores, não raro, tem o status de co-autores da canção.
estilo "a cappella"
No estilo "A cappella" ((em italiano)), um grupo canta sem acompanhamento de instrumentos. Cada naipe executa uma parcela da harmonia da canção: um deles pode ser responsável pela melodia de cada frase musical enquanto os outros fazem o acompanhamento; ou a linha melódica se desenvolve no próprio arranjo harmônico das quatro vozes que se intercalam ou revezam a parte da linha melódica.
estilo antifonal
Tradicionalmente, o estilo antifonal é em geral cantado durante uma missa quando dois coros cantam versos com um refrão, alternadamente, durante a leitura dos Salmos.
- estilo responsorial
O conjunto de rock progressivo, Pink Floyd, apresentou com o trabalho operístico de Roger Waters, The Wall, o estilo responsorial em várias composições. Na música Another Brick in the Wall, Part II, por exemplo, o cantor solista canta o verso e noutro verso o coro infantil entra com a resposta. O verso do coro infantil é, melodicamente, o mesmo que o verso do cantor solista, fazendo a forma da música ser estrófica, mas a intercalação do coro ainda estabelece o estilo responsorial.
O canto coral na perspectiva da Fonoaudiologia
Com o recente aperfeiçoamento da Fonoaudiologia,[4] os agrupamentos de Canto Coral passaram a contar com essa ciência no trabalho em prol da beleza e longevidade vocal dos cantores. A relação entre a Fonoaudiologia e o Canto Coral se estabelece no conceito de saúde vocal e os profissionais dessa área tem no Canto Coral um vasto campo para trabalho e pesquisa. A fisiologia da voz, a higiêne e saúde vocal, o aquecimento e desaquecimento vocal, as técnicas vocais e as especificidades da voz cantada são pontos onde o Canto Coral e a Fonoaudiologia se encontram.
- técnicas vocais para o canto coral
Basicamente, a técnica respiratória para o canto se sustenta no apoio diafragmático para a emissão da voz e na respiração diafragmática-intercostal, muito embora no Oriente se apresentem técnicas respiratórias bastante diversas e de igual eficácia. Além das técnicas relativas a respiração, emissão, projeção, articulação e dicção o Canto Coral também se utiliza de técnicas de relaxamento físico e psíquico.
- técnicas vocais para o canto coral
Basicamente, a técnica respiratória para o canto se sustenta no apoio diafragmático para a emissão da voz e na respiração diafragmática-intercostal, muito embora no Oriente se apresentem técnicas respiratórias bastante diversas e de igual eficácia. Além das técnicas relativas a respiração, emissão, projeção, articulação e dicção o Canto Coral também se utiliza de técnicas de relaxamento físico e psíquico.
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