Basicamente Podemos dizer que : o que significa esse termo. Ao pé da letra é fita mixada. Explicando de forma mais detalhada, essa fita é nada mais, nada menos que um espaço para uma coletânea de sons. A história das mixtapes se remete ao início do hip hop, lá por volta de 1980, nos Estados Unidos. Apesar delas já existirem antes, ficaram famosas a partir daí.
Já hoje a MIXTAPE é um CD que o cantor lança para mostrar o skill (habilidade), ele lança sem patrocinios e sem fim lucrativo. normalmente é vendida pela metede do preço de um album normal, depois disso as musicas são liberadas ao publico (normalmente atraves da internet).
Isto é porque as musicas na MIXTAPE podem ou não ser ineditas, por exemplo, é comum numa MIXTAPE haver musicas com bits de outros cantores mais conhecidos, e isso não é plagio porque a ideia é mostrar o skill lirico e não melodico.
Mixtape é uma compilação de canções, normalmente com copyright e adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em cassete. As canções podem encontrar-se de forma sequêncial ou agrupadas por características comuns como ano de publicação, gênero e outros aspectos mais subjetivos. Como consequência também tem surgido mixtapes de vídeos.
As primeiras e mais comuns mixtapes eram bootlegs em formato stereo 8, se vendiam nos chamados mercado das pulgas e em postos de gasolina desde os finais dos anos 60 até o começo dos 80 com nomes como Super 73, Country Chart Toppers ou Top Pops 1977. As compilações com o ano no título só podiam ser postas a venda antes do natal e no começo do ano, conseguindo assim bons resultados de venda.
Com a chegada do som digital para os consumidores de todo o mundo, a criação e distribuição das mixtapes tem evoluído de formato, os CDs e MP3 tornaram-se o método de escolha contemporânea, mas o termo mixtape ainda é comumente utilizado, mesmo para mixagens, em diferentes suportes (CD, MP3, MiniDisc, cassete, 8 track, etc.)
A tarefa de fazer uma mixtape sempre foi mais ligada aos Djs. Os maiores representantes dessa primeira etapa foram os lendários Grandmaster Flash, Afrika Bambaata, Furious Five entre outros. Ter uma mixtape significava poder ouvir os sons que tocavam nos clubes a hora que desse vontade, seja no carro, naqueles grandes rádios que os b-boys carregavam ou mesmo em casa. Já em um segundo momento, por volta dos anos 90, as fitas receberam um novo tratamento.
Muito boa a matéria, bastante esclarecedora, para entendermos um pouco mais sobre os veículos utilizados pra divulgar o trabalho musical, tendo poucos recursos...$$$, valeu!!!!!!
ResponderExcluir