quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agora vamos entender o Black Gospel ?

Black Music Gospel - Um pouco de História

No Brasil, o canto black gospel foi introduzido nos anos 80, pelo cantor Álvaro
Tito (uma voz, aliás, que lembra muito o timbre do Steve Wonder). Tivemos
Depois, no começo dos anos 90, a aparição do Matos Nascimento (voz rouca estilo
Ray Charles).
Na metade dos anos 90, cresceu o movimento Black Gospel. A igreja evangélica
Pedra Viva, em São Paulo, foi o grande celeiro de cantores e bandas, tais como:
Templo soul, Quarteto feeling, Quarteto Lynk 4, The Family, Groove Soul, Soul
Dream, Coral Just Sing (Comandado pelo cantor Robson Nascimento, que foi o
modelo vocal inspirador para todos esses grupos e vozes), Raiz Coral (liderado
por Ségio SAAS) e Black Singers. 
É interessante lembrar que o black gospel, nos Estados Unidos, precedeu a Soul
Music (versão secular do gospel), a partir dos anos 60, e fez toda uma geração
se influenciar pelo modo ardoroso de se cantar com alma.

O canto black gospel possui características técnicas bem peculiares, tais como:
* Notas tocadas em destacado ligado;
* Vibrato abdominal;
* Melismas (vocalização de uma sílaba com quantidade indeterminada de notas);
* Field Holler (grito de chamada para o coro);
* Apoggiatura (Acentuação de algumas notas musicais ligadas);
* Glissandos (escorregar de uma nota para outra);
* Utilização da escala pentablues;
* Apoio respiratório baixo-ventre (intercostal inferior + diafrágma + abdominal
+ pélvico - glúteo);

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