domingo, 29 de maio de 2011

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 6 (tecnica para corais)



  
MÉTODOS DE ENSAIO - 15 -
método de oportunistas. Ela dá ao condutor inteligentea chance de colocar o direito de um particular knottyponto, e, ao mesmo tempo aliviar a cinco minutos dométodo geral decoroso, também dá o condutorcrédito por precaução.
   
Por exemplo, um bom método de se especializar édemorar um ou dois intervalos de difícil ou frases em umapeça, e, antes de a música é cantada mais, o padrãoa frase por voz ou piano, mostrando como eledeve ser cantado. Por este meio são armadilhasfeita relativamente fácil de contornar, emuito tempo está guardado. Como exemplos do tiposignificado da frase aqui, gostaria de remeter para a barra 11de Elgar "Go, tema de meu", onde orepentina transição de B para menores Mi bemol menorÉ muito desconcertante a menos que a mente docantor tem sido preparado para isso. Da mesma forma osopranos deve estar preparado para o G natural alta,compasso 14, em Fá menor, que vem abruptamente depoisG apartamento em as partes de baixo e contralto na barra 13.Não será necessário multiplicar exemplos paraque este princípio pode ser aplicado, porque quasecada peça moderna contém um ou mais frasesem que é necessário. Este especializada devenão pode ser realizada sem uma preparação prévia emparte do condutor. Ele deve saber o queele quer e como proceder para consegui-lo.
   
Durante os ensaios gerais antecipadas que ele deveriadetectar quaisquer erros de notas, tempo, ritmo, ataque,lançamento, fraseado eo que não, a marcação em azullápis os locais que querem uma atenção especial. Eleentão é capaz de formar o seu plano de operações eDepois de ter decidido o seu tema especial para opróximo ensaio, não deve ser desviado daum ponto pelo aparecimento de outros erros, mas
- 16 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
carregá-lo completamente, embora salientando que as falhasexigem atenção em um ensaio futuro.
   
É bem conhecido que em quase todas as peças nãosão determinadas peças que exigem muito mais do ensaiodo que, digamos, os outros nove décimos, mas devido àinconveniência de parar um coro em pleno andamento,as dificuldades são autorizados a passar despercebida.Ao aplicar este método, o extra desejávelensaio está satisfeita com o sucesso visível egeralmente em uma forma agradável. Uma característica desteespecializada é manter todos os envolvidos no coro. Paraexemplo, no domínio de uma fuga - especialmenteSe o assunto seja difícil ou incomum, como em BrahmsRequiem - Peço a todos para cantar o coro de ambos osassunto ea resposta em uníssono até que cada um épraticamente aprendeu de cor, sendo o resultado brilhanteataque no desempenho. Se o assunto ser florida, comoem "Para a nós", ou "Deixe as crianças de Sião" (emMoteto de Bach, vós Sing), o coro inteiro cantar cadaparte em uníssono com suavidade, sendo o objectivo darfluência para as pistas, divisões ou roulades eagilidade para a voz, a ênfase nesses casosser colocado sobre a melhoria da voz.
   
Diz-se que o grande artista Turner, o diaperante a Academia Real foi aberta ao público,usado para retocar suas fotos por meio de um pincelno final de uma vara longa. Isto foi feito paraacomodar a imagem para a distância doespectador e os arredores. Este plano de"Retoques finais" Estou firmemente aprovar, edeve ser realizada sempre que isso acontece quea obra está praticamente finalizada no momento dapenúltimo ensaio. No ensaio final, euencontrar um bom plano para especializar-se, para impressionar osas mentes dos cantores todos os detalhes sobre os quais

  
MÉTODOS DE ENSAIO - 17 -
grandes dores foram tomadas - como pianíssimos,o equilíbrio dos tons de forma que cada entrada é ouvidae cada melodia interna é devidamente destacado, omanutenção de campo em pontos críticos, & c., & c.Não há dúvida de que este último esforço produzmáximo de resultados.
   
Quando, com grande economia de tempo e paciência, ocoro foi preparado pelo convencional eCompartimental forma, para a consumação daos ensaios, o crítico particularizarMétodo pode ser introduzida com vantagem tanto parao condutor eo conduzido. É fácil de vercomo ela pode agora ser aplicado com sucesso, porquecada seção - voz, música, palavras, expressão -tendo sido tratadas separadamente, tudo que é necessárioé combinar os diversos elementos constituintes de um bemconjunto equilibrado. É como se um artista que tinhaacabados feitos esboços de cada objeto de valor, efundo, e depois teve apenas harmonizarlos em uma única tela em um conjunto artístico - aimagem.
   
O condutor vai achar que a preocupação consigo mesmoe fretting ao coro já desapareceram,porque os cantores, estando em um estado de preparação,pode dar total atenção e efeito prático para qualquernova demanda de interpretação. Além disso, nesteestágio, eles se tornam por seus companheiros de respostaajudantes, quase antecipando todos os seus desejos eAlém disso, eles apreciar o processo de polimentoeles sentem que podem realizar o do condutorideias.
novo e de novo, na verdade eles gostam, porque elessentir cada interrupção significa uma melhoria naponto ou outro, e isso os faz sentir a alegriade conquista de sucesso, e eles deixam o ensaio
- 18 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
sala apertando a mão de si o que temfoi tentado e consumado.
   
Quanto ao condutor, ele vai para casa feliz,e atualizados em espírito embora talvez cansadocorpo. Para já não tinha a alegria de ver - ouem vez da audição - seus ideais de materializar a beleza?Como outro Aladdin, ele só teve a chamada, eolha! um edifício artística surgiu para a vida em sualicitação - homem feliz!
   
Em conclusão deste tópico, eu recomendo vivamentealtamente nervoso, ansioso condutores a alma não"Pôr a carroça à frente dos bois" - i e., tente.forçar o ritmo, desprezando os chamados inartisticpreliminar de retificação. Se o fizerem, eles vão encontrar, comoEu tenho encontrado, que é um caso de mais pressa menosvelocidade. Eu tenho pouca fé no "faz-de-perfeita-como você vá junto "plano, mas prefiro o sistema dechegar a perfeição em simultâneo com a apreensãoda atmosfera da composição como um todo.Como o homem que disse que sabia que a honestidade era omelhor política porque ele tinha tentado tanto, digo eutentei todos os métodos de condução, e osplanos que eu recomendo acima são os melhores - melhor paraa melhor música, para o coro, e melhor para ocondutor. Posso dizer que agora eu nunca vá emboradecepcionado de um ensaio, porque eu semprecomeça a partir do coro, tanto quanto eu esperava. Aprimeiro ensaio dá satisfação, mais próximasatisfação e, em cada ensaio a seguir nãogeralmente é um crescendo do sentimento de prazer até que,depois de um ensaio final hypercritical particularizar,Sinto-me alegre na resposta esplêndida docoro, e olhar para frente com confiança para oemoções que será experimentado no concerto deo maestro, os artistas ea platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário