quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Saiba um pouco do que é Produção Musical

Na indústria musical, um produtor musical ou produtor discográfico é o termo que designa uma pessoa responsável por completar uma gravação master para que esteja pronta para o lançamento. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão do processo de mixagem.
Na primeira metade do século XX, o papel do produtor musical lembrava aquele do produtor cinematográfico, em que o produtor musical supervisionava as sessões de gravação, pagava os técnicos, músicos e os responsáveis pelo arranjo das músicas, e algumas vezes até escolhia material para o artista. Pela década de 1960, os produtores musicais pegaram um papel mais direto no processo musical, incluindo criar arranjos, cuidar da engenharia da gravação e até mesmo escrever o material. Através de tudo isso, os produtores têm tido uma forte influência, não apenas em carreiras individuais, mas no curso da música popular.
Hoje em dia, com a diminuição dos custos de material, aumento dos interessados na área e com o grande aumento de marcas, modelos e tipos de material, há cada vez mais home-studios e produtores caseiros. Muitos artistas tornaram-se produtores musicais sozinhos, e o contrário também já ocorreu: produtores viraram os artistas.

Para que serve?

Nosso país tem uma riqueza musical enorme. A quantidade de compositores, instrumentistas, estilos musicais, intérpretes e nichos de mercado está entre as maiores do mundo. E é justamente por isso que a SUA MÚSICA precisa, mais do que nunca, aparecer.
Existe uma longa distância entre se criar uma idéia, compor, conceber uma obra musical e transformá-la em um PRODUTO que desperte o interesse do público. Este produto é o resultado final da sua música. Para todos os efeitos, é a sua representação para o mundo - consumidores, gravadoras, casas de shows e websites.
A mídia pode mudar - LP, CD, iPOD®, vinil (voltando com tudo!) - e sempre mudará. Os modelos de negócio também. Mesmo que não espere "vendas de CD's", o artista precisa aparecer e ser reconhecido para ter sucesso profissional e pessoal. Há diversos objetivos que um músico pode atingir através de seu trabalho: vender composições, tocar, interpretar, fazer shows e merchandising. E todos eles começam com um produto (CD) bem feito em mãos.
E já que estamos falando de um PRODUTO, ou PRODUÇÃO, ninguém melhor do que um PRODUTOR MUSICAL para transformar uma idéia em uma canção lapidada, digerível, fiel à proposta, otimizada, pronta para ser consumida e apreciada.
Pense em uma música que você adora, de um artista ou banda que você acompanha há muitos anos. É muito provável que esta música que você pensou é o resultado de uma composição maravilhosa, PRODUZIDA por um profissional competente, tanto artisticamente como tecnicamente. Compositores, letristas, arranjadores - artistas e músicos - estão preocupados com a arte, poesia, interpretação, conteúdo emocional. Uma combinação de dons e habilidades que permitem ao artista conceber idéias interessantes.O ARTISTA se concentra, na criação artística.
Uma vez que a música é concebida, através de uma gravação guia, esboços em um guardanapo ou partituras, inicia-se o processo de PRODUÇÃO. Aqui, outro profissional, o PRODUTOR, deve trazer seus dons e habilidades e se concentrar numa nova etapa. A criação contém idéias, mensagens e emoções que nem sempre são claras para o ouvinte. Um produtor profissional estudou durante anos o processo de produção musical e analisou muitos casos de sucesso para extrair o melhor de uma composição.
Utilizando seu background artístico, o cenário musical e técnicas de produção, o produtor tem a função de transformar a obra musical em um veículo de mensagens e emoções universais, consistentes, claras e interessantes. Assim como uma boa produção não se sustenta sem uma grande composição, a concepção musical depende de um cuidadoso processo produtivo para se transformar num produto e abrir portas para o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário