terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BANTU TABASISA: Cultura Africana

Passando pelo metro itaquera, muito me chamou atenção aqueles quadros, aqueles negros estampados que me fez da uma parada para olhar e descobri este grande artista Bantu Tabasisa! 

Espero que gostem !! eu gostei !!!


 

BANTU TABASISA: cultura africana 


Artista plástico, ator e dublê, compositor, músico, coreógrafo africano já se apresentou em vários países.




Bantu Tabasisa: de sua vivencia na tribo aprende a tocar instrumentos típicos em geral, danças, cantar em dialetos, caçar, plantar, culinária típica e na Unipalmares ensina suas técnicas originais que estão presentes na nossa MPB

Nascido Marquese Antônio, em 3 de abril de 1970 - em angola, mas foi criado na República Democrática do Congo. Daí sua opção pelo nome Bantu. Segundo explica o artista, o nome Bantu Tabasisa foi conseguido após morar e lutar com outros guerreiros da tribo, assim obteve o direito de usar um segundo nome depois de vencê-los. Casado e residente no Brasil há 14 anos, formado em artes plásticas, e tem como outras profissões: ator e dublê, exímio cozinheiro africano, cantor e percussionista e coreógrafo e decorador de palcos e de lojas.

Tabagisa fala vários idiomas, Português, Francês, Kikongo, Lingala. Na TV já participou de comerciais para televisão brasileira, entre os quais nova Schichariol e sobre imigrantes africanos no Brasil. A banda Tribo Bacongo Kingoma da África, está sob seu comando há vários anos, e já se apresentou em eventos étnicos no Brasil. Já se apresentou e trabalhou na Europa e no Congo: Na Rádio e TV congolesa trabalhou como ator, dublê, repórter e contador de histórias, enquanto na Europa, se apresentou como percussionista, artista plástico e culinarista.
Bantu tem muito mais do que apenas um bom traço e perspectiva  em suas telas, através delas ele conta a história de seu país. Ou seja, cada uma delas tem seu enredo. O modo de se vestir de uma mulher indica se ela é casada ou se está disponível. Os trajes indicam condição sócio-cultural dos africanos. É esta cultura que ele passa em suas obras. Retrata também filhos ilustres, como o Sul-africano Nelson Mandela, que permaneceu por 17 anos preso nas Ilhas Robinson, por discordar do apartheid.

Ele é um esportista também. Pratica luta Limbanda, tal luta é realizada entre os guerreiros das tribos africanas, além de Karatê - estilo chato-kani, sendo faixa preta neste esporte. Visite os links abaixo e saiba mais sobre o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário