domingo, 13 de novembro de 2011

Musica e Tecnologia: Conheça o Reason

A razão é um programa de software de música desenvolvido pela sueca Propellerhead Software desenvolvedores de software. Ele emula um rack de sintetizadores hardware, samplers, processadores de sinal, sequenciadores e mixers, todos os quais podem ser livremente interligados de forma arbitrária. Razão pode ser usado como um estúdio de música virtual completa ou como uma coleção de instrumentos virtuais para ser tocada ao vivo ou usados ​​com software de seqüenciamento outros.
Reason 1.0 foi lançado em Novembro de 2000 e atualmente é a segunda música mais popular, fazendo software na indústria (Pro Tools sendo a primeira). O design do programa imita um rack de estúdio no qual os usuários podem inserir dispositivos virtuais, como instrumentos, processadores de efeitos, e misturadores. Estes módulos podem ser controlados a partir da razão built-in sequencer MIDI ou de outras aplicações de seqüenciamento, tais como o Pro Tools, Logic, FL Studio, Digital Performer, Cubase, Sonar, e GarageBand via protocolo Propellerhead do ReWire nas versões de 32 bits desses softwares. Agora há suporte para ReWire com 64-bit hosts com o lançamento do Reason 6 em 30 de setembro de 2011.

A partir da versão 6.0, módulos disponíveis incluem:
 A partir da versão 6.0, módulos disponíveis incluem:

    
Subtrator: um sintetizador subtrativo
    
Malstrom: um sintetizador Graintable
    
NN-19: um sampler simples, que carrega sons pré-gravados instrumental e vocal
    
NN-XT: um sampler avançado, que apresenta a opção de ajustar a modulação diferentes, oscilação, e os parâmetros de filtro de uma amostra pré-carregados ou patch
    
Dr. Octo Rex: um dispositivo de reprodução de loop, que fatias amostras pré-gravadas
    
Redrum: uma amostra com base drum machine com um seqüenciador passo a passo
    
Thor: um sintetizador semi-modular que inclui, entre outros, wavetable, FM, e fase de síntese de distorção
    
Kong Designer Drum: um sintetizador de bateria 16-pad com sintetizadores analógicos emulando os geradores clássicos de tambores como o Roland TR série, sintetizadores de bateria física modelagem e sampler parecido com a série MPC Akai.
    
Netuno: Um sintetizador de voz e uma ferramenta de correção de pitch, capaz de Vocoder-como síntese de voz polifônica, bem como robótica, ajuste do passo AutoTune-like e correções tom mais sutil. [1]
    
Jacaré: Um portão triplo filtrada, às vezes conhecido como um "gate trance". Alligator divide um sinal de entrada em três sinais, que são, então, fechado e filtrada através de filtros de banda lowpass e highpass em cada respectivo canal. Jacaré também é capaz de adicionar a distorção de atraso, fases e efeitos stereo panning para cada canal, e cada um dos filtros pode ser modulada com um envelope de filtro embutido no aparelho. [2]
    
Pulverizer: Um pedaço multi-propósito de hardware virtual que combina distorção, compressão, filtros, tremolo, processamento de sinal em paralelo e um seguidor envelope. [3]
    
O Eco: A unidade de reverb baseados em echo de fita e atraso. [4]
Sons a partir destes dispositivos pode ser encaminhado via qualquer um dos dois dispositivos de mistura ou utilitários simples fusão e cisão. Efeitos incluem distorção, reverb, chorus, um vocoder, e efeitos de masterização. O dispositivo Combinator, introduzido em Reason 3.0, permite aos usuários combinar vários módulos em um só. Outro dispositivo se conecta a Razão (agora descontinuado) Propellerhead do ReBirth RB-338.
Interface da razão inclui um comando rack Toggle, que transforma o "rack" em torno de exibir os dispositivos da parte traseira. Aqui o usuário pode enviar áudio virtual e cabos CV de um equipamento para outro. Este layout cabo permite a criação de complexas cadeias de efeitos e permite que os dispositivos para modular um do outro. Isso oferece flexibilidade na forma que é familiar aos usuários de hardware físico de música eletrônica. Por exemplo, saídas principais Redrum poderia ser conectado a um único canal da mesa de mixagem, ou em vez cada um dos seus sons de bateria pode ser encaminhada para um EQ separado antes de enviá-los para canais separados no mixer. O usuário pode sempre escolher onde traçar a linha entre simplicidade e precisão, permitindo que o software de se manter útil em vários níveis de conhecimento por parte do usuário.
Razão não pode gravar áudio externo, embora isso será possível em razão 6, transformando-o em uma estação de trabalho de áudio digital. [Carece de fontes?] Ele não suporta terceiros plug-ins, sendo um dos poucos sequencers software para suportar a falta VST . Esta tem sido uma causa freqüente de críticas, [carece de fontes] embora também contribui para a estabilidade do produto. [Carece de fontes?]
Uma versão reduzida da Razão conhecido como Reason Adapted, o que restringe o usuário a um número limitado de dispositivos, é empacotado como bônus software com software de áudio, tais como Pro Tools LE e reciclar.
Reason 4 foi lançado em 26 de setembro de 2007. Melhorias à Razão incluem Thor, um sintetizador modular; RPG-8, um arpejador em tempo real programável; ReGroove, um detimer / dequantizer, e uma mudança completa para sequencer da razão, que inclui ritmo e metro alterações, bem como suporte para medidores complexos. Também está incluído automação vector (em pista de automação / envelope curvas), uma pista de novo padrão para a edição de padrões em organizar vista, faixas rebatíveis (imitando funcionalidade Logic pasta), bater / bar count-in, e suporte para múltiplas tomadas.
Em 11 de maio de 2009, Propellerhead Software anuncia o Record. Projetado para gravação, arranjo e mixagem, que responde críticas comum de características ausentes no Reason (versão 6 terá suporte para gravação de áudio externo). [Carece de fontes] Foi lançado em setembro de 2009. Embora seja um produto separado, integra todos os dispositivos de Reason se uma versão registrada do Reason está presente no sistema, e todos os arquivos de música existentes Reason pode ser aberto em Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário