segunda-feira, 30 de maio de 2011

Maestro João Carlos Martins: Um exemplo de superação!

João Carlos começou seus estudos ainda menino, no dia em que seu pai comprou um piano, com a professora Aida de Vuono. Aos oito anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach e ele venceu seu primeiro desafio de tantos outros que estavam por vir. Começou a estudar no Liceu Pasteur e, com 11 anos, já estudava piano por seis horas diárias. Teve, no Liceu, aula com o maior professor de piano da época -- um russo radicado no Brasil, chamado José Kliass. Sempre buscou a perfeição para se tornar um verdadeiro intérprete. Venceu o concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial. Foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.
Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa e meritória de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.
Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada Contratura_de_Dupuytren. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.
Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado Die Martins Passion, vencedor de quatro festivais internacionais -- FIPA d'Or 2004, Banff Rockie Award 2004; Centaur com o melhor documentário de longa-metragem, S. Petersburgo; Best Documentary Award, Pocono Mountains Film Festival, USA.O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.
“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.
Em maio de 2004, esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra.Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).
Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.
João Carlos realiza,também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.
A atuação de resgatar a música para as pessoas que conhecem ou ainda nunca tiveram contato com ela faz parte deste "momento mágico" em que vive o maestro João Carlos Martins. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente "A música venceu!". E consegue.


João Carlos Gandra da Silva Martins (São Paulo, 25 de junho de 1940[1]) é um pianista e maestro brasileiro. É também avaliado como um grande especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach.

Uma Pequena dica de como escolher repertório

Estava pensando sobre esse assunto, e resolvi escrever. O repertório que você vai cantar é muito importante, você sabia disso?
Primeiro, você deve escolher músicas que estejam de acordo com sua tessitura vocal, ou seja, dentro da sua extenção vocal, para não se embananar na hora de cantar, e nem forçar sua voz.
Não sei se todos têm um estilo próprio, mas eu acredito que, quando definimos um estilo, fica mais fácil organizar uma lista de músicas a serem cantadas. Eu, por exemplo, raramente vou escolher algo em inglês, pois, não me sinto confortável o suficiente para cantar em outra língua, gosto mesmo de mpb, bossa, samba, essas coisas. Então, procure definir o que seria legal para você cantar.
Evite colocar músicas que você não sabe direito, porque na hora de apresentar, vai ficar um pouco nervoso, e ter a tendência a esquecer letra, errar as notas, e aí vai ficar feio pra você!
No mais, cante o que mais gosta, porque isso deve ser uma coisa prazerosa também, certo? Então, faça uma listinha, e comece ensaiando ela. Não tente cantar tudo de uma só vez, e aprenda bem o que for cantar!

domingo, 29 de maio de 2011

O que é Back Vocal?? (Backing Vocal) ou Vocal de apoio

 

Vocal de apoio:

Vocal de apoio (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal) é a função de um integrante, ou apenas convidado, de uma banda musical para cantar em parceria com o vocalista principal. Essa função pode variar muito, desde vocais suaves cantados quando o vocal principal canta, como pode ser death grunts, ou então cantar determinadas partes das canções.
O vocal de apoio serve também para aumentar a sonoridade vocal, criar a harmonia, principalmente numa apresentação ao vivo em que o cantor líder não pode fisicamente executar mais do que a sua própria e única voz solo. O vocal de apoio serve para o embelezamento da melodia e do cântico. A melodia principal, no entanto, deve sempre estar em primeiro plano, e os vocais de apoio não devem tentar cantar por cima da voz principal.
A tonalidade do vocal de apoio varia de acordo com a contora, e banda;

By Wil Nigga !
Espero poder ter ajudado !!!

 

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 6 (tecnica para corais)



  
MÉTODOS DE ENSAIO - 15 -
método de oportunistas. Ela dá ao condutor inteligentea chance de colocar o direito de um particular knottyponto, e, ao mesmo tempo aliviar a cinco minutos dométodo geral decoroso, também dá o condutorcrédito por precaução.
   
Por exemplo, um bom método de se especializar édemorar um ou dois intervalos de difícil ou frases em umapeça, e, antes de a música é cantada mais, o padrãoa frase por voz ou piano, mostrando como eledeve ser cantado. Por este meio são armadilhasfeita relativamente fácil de contornar, emuito tempo está guardado. Como exemplos do tiposignificado da frase aqui, gostaria de remeter para a barra 11de Elgar "Go, tema de meu", onde orepentina transição de B para menores Mi bemol menorÉ muito desconcertante a menos que a mente docantor tem sido preparado para isso. Da mesma forma osopranos deve estar preparado para o G natural alta,compasso 14, em Fá menor, que vem abruptamente depoisG apartamento em as partes de baixo e contralto na barra 13.Não será necessário multiplicar exemplos paraque este princípio pode ser aplicado, porque quasecada peça moderna contém um ou mais frasesem que é necessário. Este especializada devenão pode ser realizada sem uma preparação prévia emparte do condutor. Ele deve saber o queele quer e como proceder para consegui-lo.
   
Durante os ensaios gerais antecipadas que ele deveriadetectar quaisquer erros de notas, tempo, ritmo, ataque,lançamento, fraseado eo que não, a marcação em azullápis os locais que querem uma atenção especial. Eleentão é capaz de formar o seu plano de operações eDepois de ter decidido o seu tema especial para opróximo ensaio, não deve ser desviado daum ponto pelo aparecimento de outros erros, mas
- 16 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
carregá-lo completamente, embora salientando que as falhasexigem atenção em um ensaio futuro.
   
É bem conhecido que em quase todas as peças nãosão determinadas peças que exigem muito mais do ensaiodo que, digamos, os outros nove décimos, mas devido àinconveniência de parar um coro em pleno andamento,as dificuldades são autorizados a passar despercebida.Ao aplicar este método, o extra desejávelensaio está satisfeita com o sucesso visível egeralmente em uma forma agradável. Uma característica desteespecializada é manter todos os envolvidos no coro. Paraexemplo, no domínio de uma fuga - especialmenteSe o assunto seja difícil ou incomum, como em BrahmsRequiem - Peço a todos para cantar o coro de ambos osassunto ea resposta em uníssono até que cada um épraticamente aprendeu de cor, sendo o resultado brilhanteataque no desempenho. Se o assunto ser florida, comoem "Para a nós", ou "Deixe as crianças de Sião" (emMoteto de Bach, vós Sing), o coro inteiro cantar cadaparte em uníssono com suavidade, sendo o objectivo darfluência para as pistas, divisões ou roulades eagilidade para a voz, a ênfase nesses casosser colocado sobre a melhoria da voz.
   
Diz-se que o grande artista Turner, o diaperante a Academia Real foi aberta ao público,usado para retocar suas fotos por meio de um pincelno final de uma vara longa. Isto foi feito paraacomodar a imagem para a distância doespectador e os arredores. Este plano de"Retoques finais" Estou firmemente aprovar, edeve ser realizada sempre que isso acontece quea obra está praticamente finalizada no momento dapenúltimo ensaio. No ensaio final, euencontrar um bom plano para especializar-se, para impressionar osas mentes dos cantores todos os detalhes sobre os quais

  
MÉTODOS DE ENSAIO - 17 -
grandes dores foram tomadas - como pianíssimos,o equilíbrio dos tons de forma que cada entrada é ouvidae cada melodia interna é devidamente destacado, omanutenção de campo em pontos críticos, & c., & c.Não há dúvida de que este último esforço produzmáximo de resultados.
   
Quando, com grande economia de tempo e paciência, ocoro foi preparado pelo convencional eCompartimental forma, para a consumação daos ensaios, o crítico particularizarMétodo pode ser introduzida com vantagem tanto parao condutor eo conduzido. É fácil de vercomo ela pode agora ser aplicado com sucesso, porquecada seção - voz, música, palavras, expressão -tendo sido tratadas separadamente, tudo que é necessárioé combinar os diversos elementos constituintes de um bemconjunto equilibrado. É como se um artista que tinhaacabados feitos esboços de cada objeto de valor, efundo, e depois teve apenas harmonizarlos em uma única tela em um conjunto artístico - aimagem.
   
O condutor vai achar que a preocupação consigo mesmoe fretting ao coro já desapareceram,porque os cantores, estando em um estado de preparação,pode dar total atenção e efeito prático para qualquernova demanda de interpretação. Além disso, nesteestágio, eles se tornam por seus companheiros de respostaajudantes, quase antecipando todos os seus desejos eAlém disso, eles apreciar o processo de polimentoeles sentem que podem realizar o do condutorideias.
novo e de novo, na verdade eles gostam, porque elessentir cada interrupção significa uma melhoria naponto ou outro, e isso os faz sentir a alegriade conquista de sucesso, e eles deixam o ensaio
- 18 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
sala apertando a mão de si o que temfoi tentado e consumado.
   
Quanto ao condutor, ele vai para casa feliz,e atualizados em espírito embora talvez cansadocorpo. Para já não tinha a alegria de ver - ouem vez da audição - seus ideais de materializar a beleza?Como outro Aladdin, ele só teve a chamada, eolha! um edifício artística surgiu para a vida em sualicitação - homem feliz!
   
Em conclusão deste tópico, eu recomendo vivamentealtamente nervoso, ansioso condutores a alma não"Pôr a carroça à frente dos bois" - i e., tente.forçar o ritmo, desprezando os chamados inartisticpreliminar de retificação. Se o fizerem, eles vão encontrar, comoEu tenho encontrado, que é um caso de mais pressa menosvelocidade. Eu tenho pouca fé no "faz-de-perfeita-como você vá junto "plano, mas prefiro o sistema dechegar a perfeição em simultâneo com a apreensãoda atmosfera da composição como um todo.Como o homem que disse que sabia que a honestidade era omelhor política porque ele tinha tentado tanto, digo eutentei todos os métodos de condução, e osplanos que eu recomendo acima são os melhores - melhor paraa melhor música, para o coro, e melhor para ocondutor. Posso dizer que agora eu nunca vá emboradecepcionado de um ensaio, porque eu semprecomeça a partir do coro, tanto quanto eu esperava. Aprimeiro ensaio dá satisfação, mais próximasatisfação e, em cada ensaio a seguir nãogeralmente é um crescendo do sentimento de prazer até que,depois de um ensaio final hypercritical particularizar,Sinto-me alegre na resposta esplêndida docoro, e olhar para frente com confiança para oemoções que será experimentado no concerto deo maestro, os artistas ea platéia.

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 5 (tecnica para corais)

TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
show do último refrão, ou talvez dois coros,tem que ser cantada praticamente à vista, e como orefrões anteriores não são muito bem cantada por nãoser ouvida com freqüência como um todo, o finalimpressão na mente do público é um dosdecepção.
   
Esta não é uma figura de fantasia, como sei que as sociedadesque tenham sido submetidos a este tratamento de bem-sentido, os homens inteligentes para temporada após temporada, até que umrebelião dos membros longanimidade levou auma mudança de condutores.
   
Este erro é de esperar resultados artísticos muito cedo.Esquecem-se do velho ditado "Roma não foi construída em umdia. "Cantores como regra estão cientes dos erros,e quando eles têm uma espécie de inconscientecompreensão de harmonias que dominam os erros privada.Nesta matéria de perfeição nota, após salientarerros ou frases muito difícil, é uma boa política dedeixar isso para os membros e "esperar e ver." Esteé melhor do que fazer como alguns condutores fazem, viz.,manter três quartos da sociedade sem fazer nadametade da noite, enquanto uma das partes é dominarum ponto complicado.
   
Igualmente inútil e insatisfatórios é tentarpara obter um corpo de jogadores ou cantores para processar umfrase com a expressão antes da frase em si eas palavras tornaram-se familiares, ou melhor, queimadasna mente. Todo efeito artístico deve ter seuantecedente de trabalho preparatório. Tomando-o como umexperiência, todo tempo de mim mesmo e os outros temme mostrou que mais dano é feito pela cedoaplicação do particularizar hypercriticalMétodo querendo-a-fazer-demais-coisas-em-um-tempo,que por aparentemente mais lento - até mesmo indigesto -convencional "non-stop" maneira, onde pelo menos

  
MÉTODOS DE ENSAIO - 13 -
o coro não conseguir cantar uma noite cheia eassim, faz algum progresso, enquanto o"Fretting" sistema irrita os cantores.

   
MÉTODO compartimental especializada.

   
A Compart pouco conhecida e pouco praticada,mental Especializado método consiste em tomar algumasponto especial ou tema, e concentrando toda a atençãosobre ele, e, por enquanto, ignorando tudomais. Por exemplo, se nota a perfeição de um difícilfrase é o objeto procurado, todas as falhas do tempoqualidade, as palavras, respiração, ou a expressão são passadosmais. A mesma regra é observada se o tema daestudo é o desenvolvimento de um sujeito em fuga, ouobter fluência em roda, divisões ou roulades, comono "Seu jugo é suave", ou "Porque nós."
   
Entre as muitas funções que exigemespecialização, podemos incluir o trabalho até umclímax, o polimento de uma frase pianíssimo, aobtenção de ataque perfeito, a gestão doso crescendo e diminuendo; a realização dosforzandos dinâmico e emocional e de pressãonotas; o esclarecimento - para o ouvinte - de pertoimitações, o desenvolvimento de entradas marcadas;o aperfeiçoamento das vogais e consoantes, amarcação dos lugares de respiração, a unificação de tomqualidade e do desenvolvimento da característica tonalefeitos, como em "Demons" Refrão "," Ele confiouem Deus, Amém "a" do Fausto, & c.
   
A lista não é exaustiva, pois cadacomposição apresenta seus próprios problemas. Estemétodo especializada pode ser descrita como aNapoleônicas "Dividir e Conquistar" política: outalvez mais de perto segue o plano de
- 14 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
Maskelyne malabaristas e outros famosos eplaca de fiação, que recebem uma placa giratória anteseles vão tentar definir o próximo.
   
Curso de cuidados devem ser tomados para não dar demasiadagrandes doses deste método ao mesmo tempo, ou seriatornar-se tão cansativo como o Método particularizar.Felizmente, a experiência tem demonstrado que é necessário apenasum tempo aparentemente curto para aplicar um ou dois pontosdurante uma noite, porque quando o objetivo visadona explica-se os cantores que geralmente entrano espírito da missão, e quando eles se tornamvez que o interessado é prazerosa e rentávelgastar.

       
UNIÃO dos três métodos.

   
Ele será visto a partir do exposto que por nenhum deos três métodos só podem ser os melhores resultadosalcançado, e como o sucesso dos ensaiosdepende da compreensão mental do condutor dotrês métodos, e seu poder de misturar a trindadenuma unidade, é necessário analisar como equando usar os métodos, isoladamente e em combinação.
   
Em primeiro lugar, a fim vem a General ConvencionaisMétodo. Isso deve ser usado quase que exclusivamentepara os primeiros dois ou três ensaios, e, combinadocom os outros métodos, devem continuar aensaio final. Quando a música e as palavras têmsido mais ou menos delineada, mas com firmeza, ea "travar"da peça bastante compreendido, então, especialista ouparticularizar o tratamento deve completar otreinamento geral.
   
O especializada deve ser introduzido namuito mais rapidamente momento, mas nos estágios iniciais devemser aplicado em doses homeopáticas.

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 4 (tecnica para corais)

DO MÉTODO CONVENCIONAL generalizar.

   
O método convencional é a generalizaçãouma a ser seguido, principalmente, como o alicerce de todaensaios. Trata-se de ir através da músicahora após hora, até as linhas gerais do que é
- 10 - TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
dominado, eo espírito da composição totalcaptado pelos cantores. Teoricamente, isso é muitocorretas e, como tal, útil e necessárioprocesso é seguido pela grande maioria doscondutores. A maioria deles, no entanto, não conseguem atingirsucesso, ou pelo menos a distinção, por causa dalimitações do método. É necessário que o elemento deidealidade que a particularizar e especialistaMétodos pressupõem. Em uma recente Três CorosFestival um cavalheiro amador entusiástico pediuum compositor muito conhecido - que geralmente éconsiderado um grande gênio da composição - o que égênio? Ele respondeu: "Dois por cento. Da inspiração,e noventa e oito por cento. de transpiração. "Emquestões artísticas, como o aço de Sheffield alto grau,são os dois por cento. de inspiração que faztoda a diferença entre o ordinário eomuito bom. Aqueles que seguem o GeneralizandoMétodo exclusivo, só falta este dois por cento.- A "centelha vital" - e tantas vezes ouvi a observaçãodos condutores, "Isso vai fazer", quando na verdade a multaborda do polonês ea realização nunca foitentativa ou mesmo pensado, revela que milhareschoirmasters de considerar este tratamento convencionalcomo um terminal, e não apenas uma via quetem de ser percorrido na busca por artísticosperfeição.

     
Particularizar o método crítico.

   
O método consiste na busca particularizarpela perfeição em cada detalhe -, a música palavras, expres-Sion, & c. - Para atingir o que o método é absolutamentenecessário. Curiosamente este método, comorealizadas por alguns condutores, produz desastrosa

  
MÉTODOS DE ENSAIO - 11 -
resultados - por irritação emocionante em vez de darirradiação ou iluminação, e, assim, matando todos osprazer nos ensaios.
   
Vamos acompanhar, de forma a matéria de fato, ouso comum de um condutor que adota essamétodo.
   
Cheio de zelo, com um ideal sublime, e familiarizado coma pontuação, ele começa a ensaiar com grandes esperançase uma firme determinação para conseguir algobom. Nos primeiros compassos, ele ouve alguma coisa erradanotas. Em vez de permitir que estas a passar e"Atrapalhado por meio" de alguma forma, ele pára acoro para tentar, digamos, o baixo e contraltopartes separadamente. Ele começa de novo, e encontra asopranos e tenores estão errados, pois ele páranovamente para colocá-los direito. Se ele deixar isso basta todosSeria bom, porque coros pouco como curtaparadas de motivos, mas hoje ele páraporque a frase foi cantado forte, em vez depiano, e diz, com um rugido, que é surpreendenteque não se deve observar marcas de expressão, & c.A voz rouca e uma chamada para a palavra mispronouncedparalisação e reprovação, e até ao final docoro um ensaio, talvez, tenha sido conseguiu passar.O coro, entretanto são invariavelmente irritado e"Trastes" de ser parado tantas vezes - como um espíritocavalo que está constantemente a ser "puxado" por umdriver tato - e dolorido por ter que sentar-se, por umaparentemente parte longa da noite, ouvindo ooutras "partes" corrigir seus erros. Asentimento que tudo isso é a "chorar muito epouca lã. "Esse tipo de coisa se repete emensaios posteriores, por causa da declaradadeterminação do condutor de "fazer tudoperfeito à medida que avançamos ", com o resultado que, noshow do último refrão, ou talvez dois coros,tem que ser cantada praticamente à vista, e como orefrões anteriores não são muito bem cantada por nãoser ouvida com freqüência como um todo, o finalimpressão na mente do público é um dosdecepção.

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 3 (tecnica para corais)

 O Ensaio


    A sociedade coral existe, ou deveria existir,
principalmente para a realização de um ideal, a flor
e fruto de este ser um espectáculo, tão perfeita como
possível, dos trabalhos realizados.
    Neste ideal não deve ser técnica impecável
e expressão artística - o ex-dar
satisfação intelectual, este último para agitar a
emoções, - o conjunto para transportar o ouvinte a
que a exaltação do espírito, livre das paixões mais vis,
qual é a glória da música para produzir.
    Enquanto isso deve ser sempre mantido em mente,
nunca devemos perder de vista o meio para o fim.
Daí a importância de dar atenção para o
fator supremo na realização musical - o
ensaio.
    Não é uma ficção antiga que um ensaio final ruim
garante um bom desempenho. Pode ser concedido
que um esforço final ruim pode ter seu valor por
tornando os artistas cuidado no show, mas
É um erro pensar que um ensaio pobres ou maus
é tudo menos uma calamidade para uma sociedade de amadores.
Idealidade artística logo inclina-se no frio
atmosfera de apatia incompetente; encolhe
no ar de desorientação extenuantes de esforço;
cernelha e termina nas explosões sensual da queixosa
irritabilidade.

MÉTODOS DE ENSAIO

    Portanto, o assunto Como realizar ensaios é
de vital importância para a vida artística, e, incidentalmente,
para o sucesso comercial da sociedade coral.
    Em geral, existem três métodos de obtenção de
ensaios. Esses eu nomeio: -
         Ist. O convencional Generalizando;
         2. A Crítica (ou hypercritical) -
                  Ao particularizar e
         3. O Compartmental Especializado.
    Estes métodos podem ser usados ​​tanto integral e
ensaios de corte.
    Geralmente, todas as três variedades são usados ​​conscientemente
ou inconscientemente por todos os condutores, mas como "Método
é o segredo do sucesso ", se os condutores são capazes de
perceber as características e diferenças de
os três planos de realização de ensaios, e também
saber a melhor fase em que usar cada estilo -
isoladamente ou em conjunto - os ensaios serão
ser muito mais eficaz e agradável.
O aspecto prazer é a minha mente de tal
importância que engole todos os outros con-
sideração, para ensaios de coral prazerosa média
rentáveis ​​reuniões sociais.
    Agora vou considerar essa trindade de planos, com uma
vista a obter a unidade de efeitos, ou seja, tendo como
bom trabalho bem feito possível no limitado
tempo para ensaio.

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 2 (tecnica para corais)

TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO
canto coral - a falta de delicadeza, a ausência declareza nas palavras, as poucas tentativas (geralmentefalhas) a caracterização, a falta de primavera eestado de alerta, & c., produzido um sentimento de des-satisfação que eu tinha muitas vezes a palestrame de alguma maneira, como o seguinte: "Vocêé razoável esperar que um grande corpo de cantorespara ser tão inteligente e ágil como um pequeno coro selecionar ouos diretores. É justo esperar quatrocentosvozes para dar um pianíssimo real, ou a demandaperfeição em acordes cromáticos, ou a exata emindividualidade na polifonia envolvidos? Você, como podebem esperar um ônibus para ir silenciosamente ao longo domotores rodoviários, ferroviários ou saltar como carneiros, ou de umelefante para dizer "me ver dançar a polca. Nanatureza das coisas é impossível. Seja razoável.Elogio as coisas que são dignos de louvor, eDeixar os defeitos irremediáveis ​​sozinho. "
   
Felizmente eu tinha um coral - o SheffieldUnião Musical - o que me permitiu por freqüentesexperiência de colocar à prova prática seera possível para um grande coro para igualar uma menorcorpo em matéria de capacidade de resposta, alertaqualidade do som, expressão e dicção. A semprecantores fiéis buscaram com entusiasmo o idealde seu líder, e sem medo trilhou caminhos estranhos,atravessado muitas desconhecidas regiões vocais, e escaladoalturas de coral que tinha htherto não foitentada. O sucesso eo local grandereputação do coro União Sheffield Musicallevou para o coro do primeiro Festival de Sheffield sendocolocados sob o controlo exclusivo meu.
   
Não é presunção dizer que o canto dosestes trezentos e vinte vozes era umaverdadeira revelação para os críticos de visita, e

  
DEFINIÇÃO - 7 -
provou que todos os atributos de cantar artística -bom tom vocal, o poder sem aspereza, delicadonuances sem fraqueza, entoação certa, perfeitachording e mistura, clareza de atttack, clarezade palavras com a perfeição da mobilidade edisciplina - poderia ser alcançado também por um grandecorpo de vocalistas como por um pequeno coro de seleção.
   
As possibilidades de realizações ser superiormostrado, o caminho assim aberto o sucesso tem sido a-completamente, por muito talentoso e entusiastacondutores, com o resultado que nós ouvimos hoje naA maioria dos festivais musicais, Eisteddfodau e outrosencontros competitivos, performances de composiçõesque, em relação às suas dificuldades e osexcelência da sua prestação, teria sidoachava impossível uma dúzia de anos atrás.
   
Nisto reside a razão para a escrita deste livro.Ele é estabelecer os princípios fundamentais da arterealização de coral, de modo que o bem-comuminformou regente coral entusiasmado podeaproximado em resultado das renderizações excelentesdas almas selecionar para cuja realização referênciatem sido feito anteriormente, e, assim, aumentar a vida artísticapadrão de cantar em todo o mundo.

CHORAL TECHNIQUE AND INTERPRETATION by HENRY COWARD Parte 1 (tecnica para corais)

CHORAL TECHNIQUE
AND
INTERPRETATION
by
HENRY COWARD
Mus. Doc. Oxon.

    Isto pode parecer uma observação presunçoso, mas a
vindicar a instrução, proponho a imprensa em
serviço a essência cristalizada de quarenta anos
experiência como condutor de todos os tipos e condições
dos corais, que espero me permita justificar
a afirmação.
    Esse conhecimento prático foi prorrogado
adquirida com os organismos de cantores que vão desde a matéria-prima,
material bruto de cantores aldeia para o polido
coro selecionar, a partir de pequenos corpos de 24
vozes para as massas de mais de cinqüenta mil.
    Desde o prenúncio acima do regime de
do livro, que será recolhida que tem por objecto
intensamente prático - na verdade, para auxiliar em todas as possíveis
forma as hostes de regentes de coros e coro-
mestres a tornar-se eficaz na medida em que participators
avanço tremendo e maravilhoso em
canto coral, esplêndidos exemplos dos quais são
agora a ser ouvido em muitos de nossos festivais musicais,
shows sociedades avançadas coral, coral e
concursos, se conhecida como Eisteddfodau ou
Festivais competitivos.

DEFINIÇÃO DA NOVA TÉCNICA E
OBJETIVO interpretativa.

    Para a pergunta: Qual é o Coral Nova
Técnica? A resposta pode ser dada de que ele
engloba todas as qualidades esplêndidas, o tom grandioso e rico,
efeitos amplos, e chega ao clímax emocionante do velho estilo
do canto coral, como exemplificado no Leeds e
Festivais Birmingham Musical da "anos oitenta e
'dos anos noventa, mais a expressão mais refinada e maior
importação dramática exigida pelo mais avançado
e muito o público mais crítico em relação a-dia.

DEFINIÇÃO

    Estes atributos adicionados de coral progressiva
formação podem ser resumidos da seguinte forma: -
   (a) Maior controle vocal por parte do
cantores. Este deve ser apresentado na homogeneidade dos
tom, para que cada parte vocal, no entanto numerosos,
soa como uma grande voz e não como um amontoado
de vozes conflitantes.
    Além disso, as vozes devem ser capazes de produzir
diferentes qualidades de tom. Não será mais uma
qualidade de tom satisfazer os pedidos de interpretação
mesmo de obras como O Messias e Elias,
enquanto que na moderna variedade de obras corais de tom
a qualidade é absolutamente necessário. Assim, numerosas
matizes de tom - o branco, o impessoal, etéreo,
os estúpidos e escuro, o fôlego, e muitos outros
Corantes - deve estar disponível.
    Deve haver a caracterização de tom
exemplificar a soluçar, a exclamação, a rosnar, a
rir - brincalhão, zombeteiro, escárnio, ou demoníaco - o
grito de triunfo, & c. Na verdade, toda a gama
da emoção dramática tem agora de ser retratado por
as nuances sutis do tom de qualidade das vozes.
   (b) A expressão de uma forma mais refinada e artisitc
personagem deve ser mostrado.
    Além dos contrastes de repente pp para ss
e vice-versa - amada da idade - a multa
Cres. e fraca., fusão e fusão de uma
frase para outra, o destaque definitivo ou
subordinação de qualquer parte ou partes, como no artístico
quartetos de cordas, ea devida atenção aos contrastes
da força, sua incorporação necessidade do moderno
regime de expressão.
   (c) As palavras e sua chamada de articulação para o Supremo
atenção. Os novos predicados técnica de maior
cuidado em garantir a quantidade correta e clara vogal


Para quem quiser adquirir a apostila toda entre em contato no wilblacksoul@hotmail.com e deixe aqui seu comentario...