quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vamos conhecer o Talk Box (A historia)

Talk box é um dispositivo utilizado para dar um efeito similar a voz em instrumentos musicais, normalmente guitarras (seu uso em outros instrumentos muitas vezes é confundido com um outro dispositivo, o vocoder) e teclados.
O Talk Box funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo. O tubo normalmente é posicionado ao lado do microfone, de maneira que ele fique próximo ou na boca do músico. O músico então "modela" o som abrindo ou fechando sua boca. O músico também pode falar, fazendo com que sua voz pareça produzida pelo instrumento. Esse som sai da boca do músico e, quando vai para o microfone, uma voz híbrida do instrumento e do músico é ouvida.
Esse instrumento ficou muito caracterizado nos discos da banda estadunidense Bon Jovi.
A origem do Talkbox não é muito clara. Alguns dizem que Doug Forbes inventou-o com seu Voice Bag, em 1963. Mas, Bob Heil da Heil Sound também diz que ele inventou o Talkbox em 1971 para Joe Walsh tocar "Rocky Mountain Way" ao vivo.[1]
Em 1973, Heil deu o Talk Box para Peter Frampton como um presente de Natal e Frampton usou ela extensivamente em seu álbum "Frampton Comes Alive!". Devido ao sucesso de seu álbum, e particularmente dos singles "Do You Feel Like We Do" e "Show Me the Way", Frampton se tornou de alguma maneira sinônimo do Talk Box, a despeito de estar usando apenas em uma pequena quantidade de seus trabalhos.
O grupo musical norte-americano Zapp & Roger Lançou seu primeiro disco em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Nos anos 1980, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do Talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. Formado pelos irmãos Troutman, Roger, Lester, Larry e Terry (cujo apelido deu o nome a banda). Também fizeram parte do grupo os vocalistas Bobby Glover e Janetta Boyce, os tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.
Em 1988, Heil vendeu os direitos de manufatura para Dunlop Manufacturing, Inc. que atualmente constrói a Talk Box de Heil segundo os mesmos padrões que Bob Heil projetou em 1971. Peter Frampton também vende sua própria linha customizada , incluindo Talk Boxes.[2]
Em 1999, O Foo Fighters também utilizou "talk box" durante a gravação do álbum "There is Nothing Left To Lose" na música "Generator". Durante a turnê desse álbum, a banda tocou alguns clássicos em que o talk box foi utilizado, como Rock Mountain Way do Joe Walsh e Show Me The Way do Peter Frampton.

Sonovox

Um efeito anterior de voz, usando os mesmos princípios de que a garganta fosse utilizada como filtro foi o Sonovox. Através de um tubo, são utilizados pequenas caixas de som presas na garganta do músico.[3] É utilizado em um número de músicas de 1940s até 1960s, e é utilizado para criar a voz de Casey Junior o Trem in Dumbo e The Reluctant Dragon, o instrumento em Rusty in Orchestraville e o piano em Sparky's Magic Piano. O Sonovox foi também utilizado em muitas vinhetas de rádio produzidas pela PAMS of Dallas e JAM Creative Productions. Desde 2006 também é produzido pela Audio Studio Produções (Brasil) www.audiostudio.com.br, existe ainda um site reunindo as melhores produções usando Sonovox produzidos pela JAM e também pela Audio Studio : www.sonovox.com.br .

Músicas e artistas que utilizaram o Talk Box

Os talk boxes têm sido usados por artistas de diferentes gêneros, incluindo os citados abaixo:
Hoje já existem alguns artistas que já gravaram um cd todo ultilizando o talk box como voz principal...
Pra na ficar somente nas palavras colocarei um video do show do Snoop Dogg e vocês veram não 1 mas 2 ''talk boxers'' no palco tocado por Dj Quik e Teddy Riley do BlackStreet ! Espero que gostem este é o estilo G. Funk music !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário