sábado, 11 de junho de 2011

Conhecendo um pouco mais: O que é A Cappella ...


A cappella é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental. O canto a cappella (em português: "na capela") tem suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio do órgão ou de qualquer outro instrumento, sendo executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado schola cantorum. Muitas vezes os cantores desciam do presbitério e se punham a cantar em uma capela lateral da igreja, daí a origem da expressão.
São exemplos de composições a cappella os motetos e os madrigais.[1] Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muita música para esta formação.

Tradição religiosa

A técnica a cappella foi e até hoje é usada nas igrejas. Além do canto gregoriano, a maior parte da músicas sacras renascentistas para grupos vocais ou coros polifônicos também foi concebida para ser cantada a cappella .
Entre os cristãos da atualidade, conhecidos por conduzir seus cultos a cappella incluem-se os amish, alguns batistas, algumas igrejas católicas, os Irmãos de Plymouth, igrejas presbiterianas devotas aos Salmos, entre outras. Muitos menonitas também conduzem parte de seus cultos sem instrumentos.
Os cultos tradicionais judeus não incluem instrumentos músicais. A instrumentação é tradicionalmente esquecida no Sabbath e outros festivais. Alguns muçulmanos também adotaram o estilo a cappella desde que o Islão tradicional proibiu o uso de instrumentos, exceto uma percussão básica. O estilo a cappella muçulmano tem o nome anasheed.

e o que é '' Capela na musica? ''

Capela (grupo de músicos)



Em música, o termo capela (e seus equivalentes em outras línguas, como o italiano cappella, o francês chapelle, o alemão Kapelle ou o inglês chapel) significa não só um lugar de culto, ou os religiosos a este local associados, mas também um grupo de músicos assalariados que serviam a uma instituição eclesiástica, ou ainda na casa ou na corte de um prelado, de um monarca ou de um nobre, a título sacro ou secular.
Tais capelas podem consistir de uns poucos cantores ou de um grande corpo de cantores e instrumentistas e era frequente viajarem para o exterior ou seguirem para guerra com seus senhores, por exemplo, quando a Chapel Royal inglesa esteve na França durante o séc. XV, ou quando a capela em que Monteverdi serviu esteve na Hungria no início do séc. XVI.[1]
Entre as capelas mais famosas da história musical encontram-se a de Henrique V e Henrique VI, da Inglaterra, que tinha cerca de 30 membros, incluindo compositores importantes; a Capela Papal, em Roma, durante o final do séc XV e o início do séc XVI, onde serviram Josquin e Palestrina; as capelas Habsburgo, incluindo a de Maximiliano I no início do séc. XVI e a de Leopoldo I na segunda metade do séc. XVII (a capela real vienense iria mais tarde servir de base para a Orquestra Filarmônica de Viena e a Staatsoper); a Hofkapelle (capela da corte) de Dresden, fundada em 1648, da qual se originaram a atual orquestra de mesmo nome e o Teatro da Ópera de Dresden; e a Chapelle Royale, de Paris

Mestre de capela



 Os dirigentes dessas instituições tinham títulos tais como maestro di cappella (italiano), maitre de chapelle (francês), Kapellmeister (alemão) maestro di capilla (espanhol), chapel master (inglês), ou mestre de capela; eram postos importantes e cobiçados, geralmente ocupados por compositores bem sucedidos, como Telemann, Bach ou Händel.

Musica Acappella o que é resumidamente?????

Esses dias surgiu uma dúvida ao meu redor sobre música  vozes e música a capella. Todos já ouviram essas expressões. Mas nem todos sabem exatamente o que elas significam. Então vamos a elas:
1. Música a capella: a expressão “a capella” vem da Itália, e significa “à moda da capela”. Antigamente, os fiéis das igrejas cantavam sem acompanhamento de instrumentos musicais. E é exatamente isso que o termo quer dizer: sem acompanhamento instrumental. Uma peça a capella é aquela que é só cantada. Sabe quando os candidatos dos programas tipo American Idol vão fazer a primeira audição, sem acompanhamento? Pois é, eles estão cantando a capella.
2. Música a vozes: aquela música que não é só a uma voz (tá, eu sei que não expliquei nada com isso, hehe =D). Enfim, é uma música onde não é só a melodia que se ouve. Cada pessoa, ou cada grupo de pessoas (naipes, nos coros) canta uma voz diferente da outra, mas o conjunto é harmônico, soa bem.Então, música a capella pode ser a uma voz só ou a vozes, e música a vozes pode ser a capella ou acompanhada. Percebeu a confusão? E ela piora pelo fato de existir grupos que cantam músicas a vozes, de vez em quando a capella e de vez em quando não. Mas espero ter conseguido deixar isso um pouquinho mais claro =D

deixarei entao um video secular de acapella e um gospel de um coral accapela... e o do mais famoso take six ok? a braxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário